domingo, 8 de maio de 2011

· feliz dia das mães! ·

Uma jovem de Pernambuco, que aos 16 anos  conhece um jovem fazendeiro e inventa de engravidar. Nove meses depois , ainda em Pernambuco, nasce uma menina linda, loira, de olhos cor de esmeralda. Essa menina é separada de sua mãe, e só chega a conhece-la aos cinco anos de idade. A partir daí, é tempo de se resgatar cinco anos perdidos, sem amor, afeto e sem colo de mãe. A menina loirinha cresce, e se torna uma muher. Indo para o Rio de Janeiro, a família muda de planos e para na Bahia.  A loira se casa com um homem que logo viria a ser o pai de sua filha. Aos 21 anos essa mulher resolve engravidar. Nove meses depois, já na Bahia, nasce uma menina morena, de cabelos escuros, e olhos castanhos. Ao contrário da outra história, essa menina não é separada da sua mãe; pelo contrário, junto com a mãe, ganha uma vó que se torna mãe duas vezes. A morena está crescendo, e aos oito anos de idade, seu pai resolve separar-se de sua mãe. Família unida permanece unida. A morena não dá show, nem fica traumatizada com a separação, pois sabe que tem que dar apoio a mulher loira, que também não se abala muito, pois tem apoio da jovem senhora sua mãe. A loira, como se já não bastasse, tem de ocupar o cargo de meio pai - e faz isso belissimamente, não deixando faltar nada a morena, que agradece de coração. A morena cresce e se torna mulher. Daqui há algum tempo, a morena também vai se tornar mãe, e vai começar a entender que todas as privações, todas as reclamações, todos os cuidados, todos os puxões de orelha que recebeu foram para o seu próprio bem, e vai ensinar a sua filha todos os valores que aprendeu com a loira, que aprendeu com a jovem senhora. E a forma de educar vai ser a mesma, e a dedicação vai ser a mesma, e o amor vai ser o mesmo, pois é um amor puro, que segue por gerações, se tornando imutável. Enquanto uma tiver a outra, tudo será feliz. 

Essa poderia ser uma história inventada, mas não é. Minha vó e minha mãe, duas mulheres, mães, que merecem meu profundo respeito, admiração, amor acima de tudo. Muito obrigado por todo tempo direcionado a mim, a minha educação, ao amor incondicional, sem pedir nada em troca. Se hoje eu sou uma pessoa de caráter, é por que me espelho em vocês. Minhas mães, EU AMO VOCÊS ♥ 

O Dia das Mães não é um dia onde todos os filhos obrigatoriamente tem de dizer "eu te amo" - isso tem que ser dito todos os dias. Dia das mães serve para homenagear aquelas que muitas vezes largam suas vidas para cuidar de outras vidas, e que sabem mais do que ninguém que a felicidade de um filho é a maior felicidade para uma mãe. Por isso, ame, abrace, beije, dê carinho a sua mãe - TODOS OS DIAS -, pois só ela te ama da forma mais pura e verdadeira que existe. Aos que perderam suas mães, relembre de seus melhores momentos, pois como dizia Cícero, "A lembrança serena de uma dor passada traz um prazer.". E aos que moram longe, ligue, mande carta, sinal de fumaça, sei lá. Mas não deixe de  dizer Feliz Dia das Mães. É o mínimo que você pode fazer por quem te ama tanto.

2 comentários: