quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

· quando eu crescer eu quero ser... ·


Acabou. Ensino Médio adeus! Fériaaaas! Foi assim, a um tempo atrás que eu me senti. Mal terminou e já veio a cobrança: "Vai prestar vestibular pra quê? Olhe, tem que estudar!". Todo mundo combinou pra fazer a mesma pergunta, ou foi só mera coincidência? Porquê, obrigatoriamente, eu tenho que entrar para a tão falada e temida faculdade? Calma, não que eu não queira me formar em alguma coisa. Na verdade, é uma das coisas que eu mais quero. Engenharia. Artes Cênicas. Psicologia. Gastronomia. Publicidade e Propaganda. Moda. Tantas opções. Sempre é essa pressão? Família, amigos, vizinhos fofoqueiros, até pessoas desconhecidas. Uma vez eu estava conversando com uma mulher que eu tinha acabado de conhecer na fila do banco. Estávamos falando sobre escola, e eu disse que tinha terminado o Ensino Médio. Ela disse "Nossa, que legal! E aí, VAI prestar vestibular pra quê?". Alguém esqueceu de dizer a ela que antes dessa famosa pergunta vem a esquecida "E aí, você PRETENDE prestar vestibular?". As pessoas acabam decidindo seu futuro sem que você perceba. Eu conheço tanta gente que se tornou médico só para continuar a geração de médicos da família, mas que no fundo queria ser, sei lá, jogador de futebol, e hoje, no intervalo entre uma cirurgia e um parto, assiste ao ESPN desejando estar no lugar daqueles jogadores. Por que um simples canudo de papel define o caráter de uma pessoa? Agora você pensa "Ai, agora ela exagerou! Nada a ver!". Isso já se tornou uma coisa tão normal, que as pessoas fazem sem perceber, mas quando se comenta parece uma coisa absurda. Julgar pela aparência da profissão. E é um absurdo. Quantos garis acharam dinheiro no lixo e devolveram? Quantos homens de "colarinho branco" já pegaram dinheiro público, na maior cara dura? Se continuar assim não corremos mais o risco de desmatamento e o planeta estará a salvo, por que o que tem de cara-de-pau por aí dá pra reconstruir a Amazônia. Então, sei lá. Se for prestar vestibular, escolha por você. Por que quem vai se matar de estudar antes e depois da prova é você, só você. E na hora de exercer a profissão, papai e mamãe não vão estar lá pra cumprir 8 horas ou mais de trabalho por dia, e convenhamos que trabalhar no que não nos interessa é perda de tempo e gasto de energia. E se não for prestar vestibular, não se deixe levar pelas críticas alheias. Viva sua vida, do jeito que você quiser. Quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra. E se alguém vier me perguntar pra quê eu VOU prestar vestibular, eu vou respirar fundo e mandar ir catar coquinho! E Boa Sorte para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário